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Perspectivas IVE

Escolha a calma

www.escolhaacalma.net

Esta campanha nasceu de forma espontânea no ano de 2010, na Argentina, quando um empresário ofereceu reaproveitarmos as sobras de impressão de caixas de produtos da sua empresa, para a BK produzir cartões com mensagens inspiradoras.

O tema foi criado a partir do desafio que a BK internacional lançou a seus membros, de vencer a raiva em suas vidas pessoais. Rapidamente esta proposta se espalhou aos quatro cantos e chegou ao Brasil em julho de 2011.

Todos experimentam que a violência em suas múltiplas formas: nos pensamentos, palavras e ações, no lar, no trabalho, na escola, no esporte, no trânsito, na cidade, no campo, comigo, com o outro, com a natureza é o problema do momento.

Para conter esta epidemia, não adianta apenas criar mais leis, repressão e regras de fora para dentro. É necessário acabar com a semente da agressividade que está dentro

da alma humana, e que germina numa árvore de variados galhos e galhinhos, facilmente reconhecidos na forma de ódio, ira, irritação, egocentrismo, indignação, descontentamento, medo, insegurança, desrespeito, mágoa e outras negatividades mais sutis, que são como numerosas folhas que brotam em infindáveis manifestações.

A cura está em debelar a raiz da violência, focando na criação de um estado de calma.

Isso é possível ao cultivarmos nossas qualidades como  a harmonia, a confiança, a flexibilidade, a tolerância, a aceitação, o perdão e outras. A proposta é nos fortalecermos internamente, ao entender que a raiva é sinal de fraqueza interior.

Tão importante quanto reconhecer que o nosso estado original e natural é de um ser de paz, puro, amoroso e feliz, e que os sintomas da violência são o fruto do desequilíbrio

interior, é a valorização de nossa capacidade de seres conscientes e responsáveis. A  vontade de empoderar-se e ficar livre das reações automáticas que nos retiram o direito de sermos donos de nossas próprias vidas, nos impulsiona a exercermos o poder de escolher.

Numa sociedade onde perdeu-se a noção dos valores mais nobres de conduta humana, se faz necessário definir para onde nosso discernimento e decisão devem nos levar.

Sem entrar numa abordagem moralista de certo e errado, o poder da escolha nos ajuda a superar a dualidade e valorizar a convivência com a diversidade de opinião, cultura e estilo de vida.

A opção correta é aquela embasada na consciência que gera a atitude, que dá origem à visão, à palavra e à ação que frutificam o amor, o respeito e o bem-estar de tudo e de todos. Escolha é uma competência interna, íntima, de liberdade. Não é passiva.

A escolha saudável leva em consideração as múltiplas formas de vida e de viver.

Cinco critérios podem nos ajudar a fazer a trajetória da opção certa, em cada instante e cada situação.

·         Traz benefício para o eu, aos outros e ao mundo. Todos saem ganhando.

·         Deve ser boa para o corpo ,à alma e à natureza ( animal, vegetal e mineral).

·         Contém virtudes como: a clareza, para vermos com nitidez; a coragem , para decidirmos com segurança; determinação para colocarmos na prática.

·         Saber que vivemos no mundo do inesperado e transitório e preparar-se adequadamente para enfrentar os desafios com estabilidade e serenidade.

·         Desenvolver uma mente perspicaz, capaz de ver os resultados das nossas escolhas a curto, médio e longo  prazos. Não se iludir com uma atitude imediatista.

Esta campanha é um convite a pessoas, famílias, ONGs, e vários setores da sociedade a assumir a responsabilidade por suas decisões e escolhas.

Um convite que vem de um plano maior para retomarmos a experiência de sermos parte de uma única família humana, em que o planeta Terra é nossa casa comum.

É uma causa de cada um para todos.

FAÇA POR VOCÊ. FAÇA PELO OUTRO. FAÇA PELO MUNDO

Luciana M. S. Ferraz

Veja mais sobre a campanha:  leia a matéria publicada no Viva Pernambuco e confira a entrevista com Ken O’Donnel.

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Ações online aproximam consumidoras à causa da beleza real da Dove

Com a missão de propor outro significado à beleza, alheia de estereótipos e padrões, a campanha pela Real Beleza da Dove, marca pertencente à Unilever, tornou-se um caso bem reconhecido no mercado, como abordamos no Com:Atitude.

–> Continua na próxima página…

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